com cara de cinema

Best 2009


Nesta bela casa, localizada num condomínio na região de Mangaratiba, perto de Angra dos Reis (RJ), o home theater tem concorrentes de peso.

A começar pela bonita vista da sala, passando pela piscina e, claro, pelo amplo deck que garante acesso direto ao mar. Com tantos atrativos, o cinema doméstico dos moradores, um casal com dois filhos, tinha tudo para permanecer vazio, certo?

Errado! Apaixonado por filmes, o proprietário reservou uma área nobre de 25m2 para montar um grande sistema, com direito a telão de 92 polegadas. “A sala de home theater é o local mais disputado da casa”, conta José Carlos Campos, da loja especializada carioca Imagem Digital.

A instalação dos equipamentos foi cercada de cuidados especiais, principalmente no que diz respeito à reprodução das imagens.Além de adotar cortinas blackout, que deixam a sala sempre escura na hora dos filmes,o painel preto atrás do telão diminui a reflexão da luz e ajuda a manter o nível de contraste do projetor.A mesma peça ainda esconde a fiação do TV LCD de 46”.

TV LCD de 46”
telão de 92 polegadas

Para esconder o projetor e protegê-lo da ação do tempo – afinal,trata-se de uma casa de veraneio, mais utilizada nos finais de semana – optou-se por um lift. Assim, quando não está sendo utilizado, o equipamento é recolhido e fica “guardado”dentro da sanca de gesso.

A reprodução do áudio fica por conta de duas caixas do tipo torre, escolhidas pela capacidade de reproduzir todas as freqüências sonoras. No momento da instalação, o morador entendeu a necessidade de acomodá-las diretamente no chão e seguiu as orientações do projetista na elaboração do móvel da sala.“Passei para ele as medidas certas dos equipamentos, o posicionamento ideal dos nichos e sugeri que executasse o trabalho com um marceneiro de confiança”, afirma Campos.

Como atrás do sofá existe uma grande vidraça, que proporciona uma linda vista da Baía de Mangaratiba, o morador preferiu instalar caixas traseiras de embutir. Ao todo, a sanca de gesso recebeu quatro canais surround (sistema 7.1). Dessa forma, a sala fica livre de qualquer obstáculo que atrapalhe a visão.“Para ressaltar a beleza da sala, instalamos spots de luz que evidenciam as caixas acústicas e determinados pontos do bonito painel de parede, com imagens dos personagens de cinema preferidos da família”, ressalta Campos.