Relógio Inteligente é uma das boas novidades tecnológicas da IFA 2013

A maior e mais importante feira de tecnologia da Europa, a IFA (sigla para Internationale Funkausstellung), teve inicio oficial nesta sexta-feira (06) em Berlim, e mais uma vez reunirá grandes novidades das principais empresas do mercado internacional de eletrônicos. O evento, que se estenderá até o dia 11, é uma ótima oportunidade para se obter, em primeira mão, informações a respeito dos avanços na tecnologia de produtos digitais como smart TVs, tablets, computadores e smartphones; além de ser uma a melhor alternativa para as empresas reralizarem os lançamentos dos seus novos produtos no segundo semestre.

A IFA será realizada pela 53º vez; ela acontece no segundo semestre do ano em Berlim e teve na sua última edição a visita de 240 mil pessoas aproximadamente.

Atraindo a atenção de milhares de experts e amantes das maravilhas que a tecnologia é capaz de proporcionar, a edição de 2013 da IFA mostrará tendências que farão a alegria do público consumidor nos próximos anos, e também irá revelar produtos recém-lançados que já estarão nas lojas nos próximos meses. Marcas mundialmente famosas como Samsung, Phillips, Sony, Panasonic e LG estarão presentes na feira, expondo seus mais recentes projetos e inovações. E as novidades serão muitas!

A Samsung, principal concorrente da Apple na indústria eletrônica nos últimos anos, apresentará na IFA 2013 o relógio inteligente Galaxy Gear, que pode ser controlado por voz e que tem a opção de se conectar a vários aplicativos, além de ter acesso direto a redes sociais e funções diversas como bater foto e atender ligações através de comunicação via bluetooth com o smartphone Galaxy. Mas os sul-coreanos não param por aí, novidades como uma versão atualizada do Galaxy Note, que na sua terceira geração terá sua tela aumentada de 5,3 polegadas para 5,7 polegadas, e que agora terá 3 Gbytes de memória (contra 2 Gbytes da sua versão anterior), câmera de 13 Mpixels e o Android 4.3 como sistema operacional serão um dos seus carros-chefes. Ambos os produtos chegarão ao Brasil em outubro, em outros 149 países ao redor do mundo, o lançamento acontecerá no próximo dia 25, com preços ainda não definidos.

A Sony, a outra grande “estrela” do evento, vai expor o Xperia Z1, smartphone com câmera potente (20 Mpixels de resolução), à prova d’água e poeira, 5 polegadas de tela com resolução 1080×1980 Full HD e um chip quad-core Snapdragon 800; e que, segundo rumores, poderá gravar vídeos 4K. Além desta novidade, os japoneses podem expor produtores relacionados ao aumento da resolução de câmeras para smartphones, um desses produtos podem ser as lentes QX, que juntam lente, processador e sensor de imagem em um acessório que pode acompanhar o smartphone.

Quanto às TVs, PCs e Tablets as novidades não ficarão para trás.

A Samsung lançou a primeira TV de Ultra High Definition com tela curva do mundo, com tamanhos de 55 e 65 polegadas.

Na aérea de TVs, haverá avanço nos modelos com resolução 4K, com 3840×2160 pixels, provavelmente em seus tamanhos, subindo acima de 100 polegadas nas versões da Samsung Panasonic e Sharp; mas outras empresas como Phillips e Sony também mostrarão seus avanços na área com TVs Ultra High Definition.

Os PCs terão novidades com a Acer, que anunciou seu PC com Android, tela de 24 polegadas Full HD e com sensibilidade ao toque, além de processador quad-core Tegra 3, da Nvidia, que será lançado em outubro nos EUA, o nome: DA241HL. Já a LG irá expor seu V960, PC com tela de 29 polegadas com a funcionalidade de navegar na internet ao mesmo tempo em que assistem à TV.

Com relação ao Tablets, Sony e Samsung são as principais líderes da corrida que pretende alcançar os avanços da Apple no mercado. O Xperia Z1 e o Galaxy Note 12.2, respectivamente, são as novidades de ponta das duas marcas na área. A Archos também vai mostrar uma diversidade de produtos com nova tecnologia na feira; com tablets com processadores quad-core, resolução de tela de 2048×1536 pixels e alguns feitos de alumínio.

A Apple, apesar de não estar oficialmente na conferência, terá “participação” importante nela, pois a nova versão do iPhone será lançada próximo dia 10, na Califórnia, ainda durante a realização da feira, dividindo as atenções com os lançamentos da IFA, e certamente provocando muitos buchichos nos corredores em Berlim.

A maioria dos novos produtos já foi anunciada em coletivas de imprensa, ou tem sido revelada através de comentários de bastidores. De todas as formas, vale ficar de olho na IFA 2013, já que o mundo da tecnologia está concentrado lá durante uma semana. Para se ter uma ideia da importância deste evento para a indústria dos produtos eletrônicos, os números da edição de 2012 dão um pouco da medida: foram 3.8 bilhões de euros movimentados na IFA 2012, 1.439 expositores representando 57 países e cobertura de mais de 6.000 jornalistas.