Receiver com Bluetooth e Wi-Fi: a nova aposta do mercado

Ele é tido como o elemento chave de um sistema de áudio e vídeo.

Conhecido como o “coração” desse sistema, pois exerce semelhante função do órgão mais importante do corpo humano, isto é, centraliza operações que garantem seu bom funcionamento. Assim é o Receiver, equipamento que é responsável por todas as conexões via fonte e cabos, pelo processamento e decodificação dos sinais de som e imagens, e, recentemente, também pela conectividade sem fio do seu Home Theater.

O Receiver, assim como, qualquer outro aparelho produto dos últimos avanços tecnológicos, tem que dispor de alguns elementos essenciais para que possam se destacar num mercado tão exigente e competitivo como o tecnológico: relativa facilidade de manuseio, alto desempenho, recursos variados e atualizados e opções diversificadas de conectividade (especialmente agora, com o surgimento e fortalecimento dos mais diferentes tipos de dispositivos móveis), são alguns desses elementos.

Novos atrativos:
Atualmente, funcionalidades que antes eram tidas como diferenciais, como o acesso à internet e conectividade com outros dispositivos, tem se tornado cada vez mais comum e indispensável nos Receivers mais modernos de diferentes marcas ao redor do mundo. Isto significa que, além das qualidades acima destacadas, que garantem fidelidade na execução de imagens e sons do seu Home Theater, os Receivers tem que apresentar um novo apelo funcional ao mercado, aos consumidores sempre ávidos por novidades.
Integração a diversas redes, conexão com outros dispositivos e a utilização de gadgets portáteis no estabelecimento de comunicação com o Receiver, onde eles possam servir, inclusive, de computador central, aumentado sua capacidade de comando sobre as funcionalidades de todos os equipamentos de entretenimento disponíveis em casa, fazem do Receiver um aparelho cuja perspectiva de funcionamento foi ampliada, obedecendo, ou melhor, seguindo os avanços tecnológicos referentes a sistemas de áudio e som, dando mais comodidade e conforto ao público consumidor.

Novidades no mercado:
Marcas como a japonesa Onkyo tem se destacado no aprimoramento de soluções wireless para as mais diversas funções dos Receivers produzidos recentemente. Reprodução de áudio via streaming, através de músicas distribuídas e armazenadas em servidores, bem como serviços de rádios online, só possíveis através de conexão direta à internet, já são realidades nos produtos da marca.

Além disso, a possibilidade de controle do equipamento por meio de tablets ou smartphones (iOS ou Android) via Wi-Fi ou Bluetooth, tornam seus produtos mais versáteis. Os modelos de Receivers como os TX-NR828 (130Wx7), 727 (110Wx7) e 626 (95Wx7) de 7.2 canais da Onkyo já vem com todas essas funções. E o melhor é que todos já estão disponíveis no mercado brasileiro, através da distribuidora Disac.

Essas novas funcionalidades vêm se juntar a outras como calibragem inteligente com equalização (MultEQ) e processador upconversion 4K com tecnologia Marvell Qdeo. E com o certificado THX Select 2, os modelos 828 e o 727 proporcionam ainda ajustes específicos para home cinema, podendo reproduzir som em três ambientes (Zone 3). Lógico que ambos tem conexão com iPod/iPhone, via USB Direct, e smartphones HD, pela interface HDMI MHL, além de contar com duas saídas para sinais Full-HD 3D simultâneos.